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Não importa qual o tamanho de sua empresa, e sim como funciona um sistema de telefonia na nuvem, caso você queira agilizar o atendimento.

É evidente que a telefonia em nuvem modernizou a forma de comunicação em ambientes corporativos e trouxe, além de agilidade, um aumento significativo na produtividade da equipe.

Isso significa que quanto mais rápido você souber como funciona um sistema de telefonia na nuvem, mais rápida essa integração resultará em benefícios.

Tal sistema utiliza o VoIP (Voice over Internet Protocol) que substitui os telefones fixos ou redes móveis pelas chamadas através da internet.

A partir do momento em que você investir na telefonia em nuvem, você terá muitas soluções digitais para tornar o atendimento ao cliente ainda melhor.

Por isso, vamos entender o que é, como funciona e quais as vantagens de implantar a telefonia na nuvem em sua empresa. Acompanhe!

O que é e como funciona um sistema de telefonia na nuvem?

Não só os mais antigos empreendedores, mas também os mais novos podem ter dificuldade em saber como funciona um sistema de telefonia na nuvem. Contudo, saiba que é um sistema de fácil integração e bastante vantajoso.

A telefonia na nuvem é, portanto, um sistema que funciona como uma central telefônica na internet hospedada em nuvem (servidores da web).

Em outras palavras, trata-se de um serviço totalmente digital que muitas empresas de comunicação e tecnologia oferecem aos seus clientes e que não pode faltar em nenhum empreendimento que deseja alcançar o sucesso.

Mas, como esse sistema de telefonia na nuvem funciona?

O funcionamento da telefonia na nuvem vai depender do VoIP, um sistema que converte os sinais analógicos em sinais digitais para, em seguida, enviar os dados via conexão da internet.

Muito simples, não?

O melhor de tudo é que esse sistema de telefonia na nuvem é muito mais barato, justamente porque funciona via internet, sem necessidade de uma rede de telefonia a parte.

Além disso, não importa quanto tempo você fica na linha ou se a pessoa está do outro lado do mundo, pois você não vai pagar nada a mais por isso!

Onde funciona o sistema de telefonia na nuvem?

Adaptadores

Você deve estar se perguntando como funciona um sistema de telefonia na nuvem em uma empresa antiga, com equipamentos ultrapassados, não é?

Pois saiba que a telefonia na nuvem é versátil e se adapta a sua empresa, desde que você utilize o ATA (Adaptador de Telefone Analógico). Dessa forma, o sistema transforma os sinais analógicos em dados digitais para transmitir a comunicação via internet.

Assim, toda empresa, não importa o tamanho nem seu tempo de existência, poderá se modernizar ao fazer uso da telefonia VoIP e de suas funções.

Dispositivos eletrônicos

Computador, notebook, smartphone, tablet – não importa qual dispositivo ou local onde você esteja, porque o sistema de telefonia na nuvem funciona em qualquer lugar.

Para isso, basta instalar o softphone em um desses aparelhos, pois trata-se de um software para fazer e receber ligações via internet. A vantagem é que ele lembra um telefone convencional, mas possui várias funcionalidades.

Além disso, as empresas que vendem serviços inteligentes de comunicação oferecem esse software para fazer a integração com o VoIP, assim, a empresa melhora de forma significativa o atendimento aos clientes.

PABX Virtual

Essa é uma das melhores formas de como funciona um sistema de telefonia na nuvem. O PABX Virtual ou PABX na nuvem é um serviço que conecta servidores a várias linhas telefônicas de uma empresa.

Isso significa que uma corporação com várias filiais e departamentos poderá ter a certeza de que cada profissional vai receber a ligação no setor correspondente, evitando, assim, ligações perdidas ou atrasos no atendimento.

O melhor de tudo é que o PABX Virtual não exige cabos nem manutenção, já que tudo funciona em ambiente 100% digital, sem maiores custos e dores de cabeça.

Aplicativos

Também é possível integrar o sistema de telefonia na nuvem (VoIP) em aplicativos para computador e smartphone. O mais comum entre eles é o WhatsApp, uma maneira bastante eficaz para entrar em contato com seus clientes.

Há também o Google Meet, Facebook Manager e o Skype, que também são bastante conhecidos na esfera corporativa.

Ainda que o cliente, nesse caso, tenha que instalar o mesmo serviço que você, a vantagem é que o uso do WhatsApp, por exemplo, é praticamente unânime.

Benefícios de um sistema de telefonia na nuvem

Além de barato, um sistema de telefonia na nuvem é muito mais prático, ainda mais para uma empresa de porte grande.

Afinal, você consegue imaginar uma equipe tendo que lidar com várias ligações ao mesmo tempo, para diferentes setores, sem um serviço inteligente de comunicação?

Pois é, nos dias de hoje, é inviável pensar em um sistema defasado que atrasa o atendimento e reduz a produtividade dos profissionais.

Pensando nisso, explicamos algumas vantagens de utilizar o sistema de telefonia na nuvem, como o VoIP.

Confira!

Reduz custos

Telefones convencionais ocupam espaço, demandam manutenção e aumentam os custos operacionais de uma empresa. Ou seja, não restam dúvidas de que é hora de mudar a forma como sua equipe se comunica com clientes e colaboradores, não é?

Por isso é muito mais viável contratar um sistema de telefonia na nuvem, ainda mais se a sua empresa tem negócios com pessoas fora da cidade ou do país. Isso porque um VoIP é muito mais barato, e você percebe isso principalmente quando faz ligações de longa distância.

Além disso, uma rede de telefonia em nuvem não exige um alto investimento e você ainda pode aproveitar os aparelhos que já usa. Sendo assim, você pode empregar os custos em outros setores da empresa.

Favorece a mobilidade

Por que você ainda precisa ficar no escritório para atender aquela ligação importante?

Com a telefonia VoIP você fecha negócios de qualquer lugar, usando computador, smartphone ou tablet. É muito mais cômodo e um diferencial que vem se tornando cada vez mais útil, desde a pandemia da COVID-19.

Isso porque, na época, os trabalhos em home office se intensificaram e mostraram, inclusive, que muitos serviços podiam ser feitos em casa, sem necessidade de enfrentar o trânsito, por exemplo.

Então, podemos afirmar que a mobilidade é um dos maiores benefícios do sistema de telefonia na nuvem que garante um aumento de clientes e, em consequência disso, de lucros também.

Tem fácil integração

Outra vantagem da telefonia em nuvem é que esse sistema funciona de maneira flexível, de fácil integração para empresas de qualquer tamanho.

Vale informar, inclusive, que o baixo custo da telefonia VoIP faz mais diferença em corporações pequenas – não quer dizer, entretanto, que empresas maiores pagam mais, mas quanto maior a empresa, maior o custo. No entanto, continua sendo vantajoso.

No caso de empresas de porte grande, a fácil integração da telefonia em nuvem aos sistemas já utilizados, como o CRM, garante aumento de produtividade. Além disso, os recursos de gerenciamento de gestão são ofertas do sistema de telefonia VoIP para organizações maiores.

Mais qualidade de voz

A qualidade da transmissão de voz em ligações de longa distância costuma sofrer com um sistema analógico, por isso, quem não sabe como funciona um sistema de telefonia na nuvem pode achar que vai piorar o atendimento.

Na verdade, a tendência é melhorar, principalmente se você contratar o serviço com uma excelente empresa de comunicação e tecnologia. Isso faz toda a diferença para que a telefonia VoIP funcione de maneira fluída e sem interrupções na linha.

Ao utilizar o PABX Virtual, você terá uma qualidade de voz muito superior, já que esse tipo de telefonia usa uma rede IP e uma conexão com a internet.

Muito mais seguro

A segurança da informação é outro benefício do sistema de telefonia na nuvem e uma grande vantagem para quem deseja transmitir confiança aos seus clientes.

Afinal, ninguém quer que as mensagens sejam interceptadas e enviadas a pessoas mal intencionadas, certo?

Nesse sentido, é fundamental contar com uma empresa de comunicação e tecnologia de qualidade para entregar um serviço completo de telefonia em nuvem.

Assim, a sua empresa terá relatório, gravação e monitoramento de chamadas, ferramentas de criptografia e outras soluções digitais que facilitam a comunicação online.

Garante soluções práticas

Mais uma vez, voltamos a falar sobre as soluções digitais que o sistema de telefonia na nuvem proporciona aos envolvidos.

Quem adere ao PABX Virtual ou na nuvem tem uma gama de funcionalidades a seu dispor, que traduzem bem uma telefonia moderna e prática.

Além de relatórios e monitoramento de chamadas, as empresas têm ferramentas completas de gestão, incluindo URA dinâmica, conversas em chat, mídias sociais e vídeos conferência na mesma tela, além de correios de voz.

Então, imagine cada ramal ter seu próprio correio de voz com mensagem personalizada para você não ter com o que se preocupar quando estiver ocupado. Assim funciona o sistema de telefonia na nuvem.

Oferece números extras

Empresas que possuam um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) podem usufruir de um serviço de 0800 para que as pessoas possam ligar sem pagar nada.

O número 0800 para empresas é bastante conhecido nas corporações, porque ao mesmo tempo em que os clientes têm a chance de reclamar, elogiar ou enviar sugestões de forma gratuita, é uma via de mão dupla.

Afinal, a empresa poderá fazer mudanças essenciais para o seu desenvolvimento no setor, principalmente quando se trata de serviço de pós-venda.

Além disso, há também a opção de aderir a um número virtual, uma das vantagens de investir na telefonia na nuvem.

O número virtual, ou número DID, é um sistema no qual você pode usar o mesmo DDD dos seus clientes para fazer ou receber ligações.

Assim, é possível evitar recusas de chamadas por serem de estado diferente e aumentar a aproximação e as chances de fazer negócios fora do seu território.

A integração do número 0800 e do número virtual ao PABX na Nuvem é bem fácil e possibilita estreitar as relações com seus contatos.

Aumenta a produtividade

Com todos esses benefícios da telefonia digital, fica claro que a empresa só tem a ganhar, certo?

A partir do momento em que a sua equipe passa a dedicar mais tempo a outras tarefas do que atender ligações para o setor errado, ela estará apta a fazer atendimentos mais eficientes.

Afinal, não tem nada mais cansativo que atender inúmeras chamadas que serão repassadas para o setor correto, não é? Pior ainda quando a chamada é para o seu setor, mas você não se encontra no escritório. Tempo, dinheiro e cliente perdidos.

Não, não é isso que você quer.

Em vez disso, use o sistema de telefonia na nuvem para aumentar a produtividade da equipe, receber ligações no ramal, melhorar o atendimento e favorecer aos lucros.

Contribui para o crescimento do negócio

Até aqui já ficou evidente sobre como o sistema de telefonia na nuvem funciona como um propulsor dos negócios, não é? Além do aumento da produtividade, há também a redução de custos operacionais.

As vantagens também são para os clientes, já que a telefonia VoIP + PABX Virtual traz mais segurança para os clientes e colaboradores manterem contato.

Sem contar o menor risco de uma mensagem ser mal interpretada ou de difícil entendimento por conta de má qualidade da transmissão de voz.

Portanto, ao usar a telefonia na nuvem, você investe em qualidade, segurança, eficiência e no crescimento do seu negócio.

Invista no sistema de telefonia na nuvem da Fale Sempre Mais!

Agora que você sabe como funciona o sistema de telefonia na nuvem e seus benefícios, é hora de apostar nesse serviço digital e sair na frente da concorrência.

Para isso, nós podemos ajudar. A Fale Sempre Mais é uma empresa com foco em comunicação e tecnologia, oferecendo os recursos mais avançados de telefonia para as pequenas, médias e grandes empresas.

Além de todas as soluções oferecidas para o seu empreendimento, lembre-se que ainda há outras funcionalidades de suma importância, como o 0800 para empresas e o número virtual.

Quer fazer um bom negócio daqui para frente com um sistema de telefonia na nuvem? Então é só entrar em contato com um dos nossos especialistas para mais informações.