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A telefonia em nuvem para empresas é uma tecnologia tão poderosa e vantajosa que é difícil entender os negócios que ainda preferem usar a telefonia tradicional. Afinal de contas, qual empreendedor que prefere uma opção limitante em vez de uma com grande potencial?

Hoje em dia, optar por ser limitar é colocar a sua empresa em risco, especialmente em mercados que exigem alta produtividade e baixos custos (segmentos com baixa margem operacional, por exemplo).

Portanto, nesses setores, qualquer pequena vantagem pode fazer a diferença. E a telefonia em nuvem para empresas pode ser uma enorme vantagem. Quer ver como? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é telefonia em nuvem para empresas?

A telefonia em nuvem para empresas é uma tecnologia que permite que as chamadas telefônicas sejam realizadas através da internet, ao invés de usar a rede tradicional de telefonia fixa.

Isso significa que é possível fazer e receber chamadas de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Portanto, a telefonia em nuvem é uma opção mais flexível e acessível do que a telefonia tradicional, pois não é necessário contar com linhas telefônicas físicas ou aparelhos telefônicos.

No entanto, para usar a telefonia em nuvem é necessário contar com um provedor de serviços de telefonia em nuvem, que fornecerá um número virtual e toda a infraestrutura necessária para realizar as chamadas.

É importante lembrar que, assim como na telefonia tradicional, é preciso pagar pelo uso do serviço, mas os preços costumam ser mais acessíveis do que os da telefonia tradicional.

Assim, a telefonia em nuvem para empresas é uma opção conveniente para negócios que precisam de flexibilidade e mobilidade na comunicação telefônica, mas que também buscam por economia e praticidade.

Além disso, a telefonia em nuvem também oferece recursos adicionais, como gravação de chamadas, filas de atendimento e integração com outras plataformas de comunicação, como o e-mail e as redes sociais.

Como a telefonia em nuvem para empresas pode ser usada?

Existem diversos usos da telefonia em nuvem para empresas. Confira alguns a seguir!

Atendimento ao cliente

A telefonia em nuvem para empresas é majoritariamente utilizada para o atendimento ao cliente. Não é o único uso, no entanto, é a função mais comum para essa tecnologia.

Na área de atendimento ao cliente, a telefonia em nuvem permite que uma organização mais fácil das filas de atendimento.

Isso significa, por exemplo, que a empresa pode distribuir os clientes entre funcionários disponíveis em diferentes mecanismos (ou até mesmo em diferentes sedes). Portanto, há uma gestão mais eficiente da demanda de atendimento.

Além disso, o atendimento ao cliente fica mais personalizado quando se utiliza a telefonia em nuvem para empresas. Por exemplo, é possível direcionar clientes para diferentes ilhas de atendimento com base nas informações disponíveis sobre eles (tipo de produto comprado, se é cliente premium, etc).

Além disso, também é possível consultar dados do cliente, incluindo cadastros preenchidos, para que o atendimento seja mais ágil.

Para finalizar, a telefonia em nuvem empresarial permite integração multicanal com outras plataformas. Por exemplo, o atendimento por telefone pode ser complementado com outras informações trocadas via chat online ou redes sociais.

Comunicação interna

A telefonia em nuvem para empresas também é muito útil na comunicação interna entre departamentos.

Obviamente, é um recurso mais indicado para grandes negócios, que trabalham com vários setores em simultâneo. No entanto, mesmo empresas de médio porte podem se beneficiar dessas vantagens de comunicação interna, dependendo da sua organização.

No caso de grandes empresas, a comunicação interna fica facilitada pela telefonia em nuvem. Afinal, a tecnologia garante que diferentes setores possam se comunicarem qualquer contexto.

Por exemplo, caso um departamento precise da autorização de um responsável de outro setor, basta contactá-lo independentemente de onde ele esteja, pois poderá acessar o sistema de qualquer dispositivo autorizado.

Além disso, empresas que se organizam com funcionários em vários locais diferentes, como em home office, também podem se beneficiar muito da telefonia em nuvem. No próximo item, veremos mais detalhes.

Reuniões virtuais e teletrabalho

A telefonia em nuvem para empresas é a resposta ideal para negócios que realizam muitas reuniões virtuais e trabalham no modelo de home office. Hoje, mais de 20 milhões de trabalhadores estão em trabalhos que podem ser feitos de casa. Por isso, esta tecnologia se faz mais relevante do que nunca.

O principal benefício que a telefonia em nuvem traz para as reuniões virtuais é a possibilidade de reunir pessoas de qualquer lugar em uma mesma chamada. Além disso, permite a gravação de chamadas, o que é excelente para a revisão de informações trocadas durante uma reunião.

Dessa forma, portanto, as empresas que usam a telefonia em nuvem ganham eficácia e produtividade nas reuniões virtuais, além de permitir a realização de trabalhos via home office com menos custos.

Integração com outras plataformas

A telefonia em nuvem para empresas pode ser integrada com outras plataformas de diversas maneiras, permitindo que as informações sejam compartilhadas e acessadas de maneira mais fácil e rápida.

Alguns exemplos de como a telefonia em nuvem pode fazer integração com outras plataformas incluem:

  • CRM: se uma empresa utiliza um CRM, essa ferramenta pode fornecer dados para a automação do sistema de telefonia em nuvem (na distribuição de clientes, por exemplo), mas também na obtenção de dados por parte do atendente
  • E-Mails, Redes sociais: a integração com plataformas de e-mails permite acessar dados e conversas com o cliente, para oferecer um atendimento mais personalizado
  • Chatbots e IA: a integração da telefonia em nuvem para empresas permite a utilização de chatbots e IAs de conversa em suas ligações, tanto para atender clientes, quanto para enviar mensagens para leads e muito mais.

Gravação de chamadas

A telefonia em nuvem para empresas permite a gravação de chamadas de maneira mais fácil e multimídia, o que inclui a gravação de ligações em vídeo e com várias pessoas. Portanto, oferece ferramentas diferentes para negócios.

Uma das ações que a telefonia em nuvem permite é uma maior facilidade no treinamento de novos colaboradores. Afinal, é possível oferecer alguns dias de treinamento apenas vendo aulas que foram ministradas via chamadas de telefonia em nuvem.

Além disso, a gravação de chamadas de atendimento ao cliente reais (ou de prospecção de leads) permite que os novos funcionários possam aprender o que fazer com base em exemplos reais.

Para completar, é possível também usar a gravação de chamadas para obter dados de produtividade e fazer a análise de erros em tempo real de profissionais que já estão dentro da empresa.

Por exemplo, uma análise de todos os atendimentos de um determinado profissional pode ajudar a identificar falhas em seu trabalho e, assim, traçar ações para corrigir e aumentar a produtividade no longo prazo.

Quais os benefícios da telefonia em nuvem para empresas?

Como vimos, a telefonia em nuvem para empresas atua em uma série de áreas para negócios de todos os tipos. Portanto, essa ferramenta tão eficaz traz muitos benefícios para empresas.

Confira abaixo as vantagens e os ganhos que você pode ter em seu negócio se adotar a telefonia em nuvem ainda hoje!

Redução de custos

O primeiro grande benefício da telefonia em nuvem para empresas é a redução de custos que a tecnologia oferece. Essa redução já fica bastante evidente no momento de adoção do recurso, mas é ainda maior quando se compara todo o potencial que a tecnologia tem.

Por exemplo, apenas para o uso de um número de telefone simples para a empresa já há economia. Afinal, a maioria dos negócios já assinam um plano de Internet capaz o suficiente de ligar com baixa demanda de contatos telefônicos. Portanto, a troca da telefonia para a Internet já é possível sem custos adicionais.

No entanto, quando comparamos tudo que a telefonia em nuvem pode fazer e o fato de que ela tem todo esse potencial sem exigir um aumento de banda na Internet, fica muito mais evidente a economia e redução de custos da tecnologia.

Além disso, a economia também se dá na aquisição de equipamentos mais baratos. É menos custoso adquirir os equipamentos para rodar um sistema de PABX do que um de telefonia tradicional.

Para completar, os planos de telefonia em nuvem para empresas também são mais baratos do que os de telefonia tradicional.

Flexibilidade

A telefonia em nuvem para empresas oferece muito mais flexibilidade para negócios de todos os tipos, especialmente aqueles que são mais limitados por recursos e que precisam de certa flexibilidade para se manter competitivos.

Por exemplo, imagine uma agência de marketing de pequeno porte. Para se manter competitiva em um mercado assim, ela precisa ter um time de colaboradores espalhados pelo Brasil. Essa flexibilidade é possível com o uso da telefonia em nuvem para fazer reuniões diárias, meetings com clientes e a discussão de projetos e campanhas em que todos trabalham.

Isso é possível porque a tecnologia em nuvem permite que qualquer dispositivo possa acessar as mesmas informações, independentemente de onde esteja. Ou seja, um colaborador não precisa usar o computador da empresa para entrar em uma chamada, por exemplo.

Escalabilidade

Com a telefonia em nuvem, é fácil adicionar ou remover linhas telefônicas conforme as necessidades da sua empresa mudam, o que é útil para empresas em crescimento ou que enfrentam flutuações sazonais de tráfego de chamadas.

Por exemplo, imagine uma empresa que trabalhe com o atendimento de clientes para lojas e e-commerces. É óbvio que um negócio desse tipo enfrenta grandes picos de solicitações durante o fim de ano por causa da Black Friday e Natal, além de outras épocas sazonais, como o Dia das Mães.

Nesse sentido, a empresa pode escalar facilmente o seu atendimento criando diversas linhas extras em poucos minutos e atribuindo essas linhas para novos atendentes, contratados em regime temporário.

Em questão de minutos, a empresa passa de ser capaz de lidar com uma demanda específica para lidar com 2x, 3x ou até mais chamadas em simultâneo.

O mesmo vale para startups e outros negócios que estão em franco crescimento e podem necessitar escalar sua capacidade de comunicação em um prazo bastante curto. A telefonia em nuvem para empresas permite que o empreendedor tenha em mãos a gestão da capacidade da sua comunicação.

Assim, em vez de ter de contratar novos planos conforme cresce (aumentando os custos), o gestor pode aumentar ou diminuir sua escala conforme necessita.

Recursos avançados

Outro benefício da telefonia em nuvem para empresas é a possibilidade de usar recursos avançados em sua comunicação. Esse recurso pode transformar um simples número 0800 em uma máquina potente de atendimento ao cliente.

Por exemplo, é possível usar softwares de automação de chamadas com a telefonia em nuvem, além da gravação de conversas, compatibilidade com voicebots, videoconferências, integração com mensagens em outras mídias e em outras plataformas e muito mais.

Todos esses recursos avançados trazem muito mais liberdade e customização para as empresas. Afinal, muitos negócios podem precisar de soluções específicas que não existem na telefonia tradicional ou, se existem, têm um custo muito fora da curva.

Segurança

As soluções de telefonia em nuvem geralmente oferecem níveis elevados de segurança e criptografia para proteger as suas chamadas e mensagens de invasões e vazamentos de dados.

Lembre-se de que as conversas e histórico ficam guardados em um servidor fora da sua empresa. Esse servidor é protegido pela tecnologia mais avançada e é praticamente impenetrável, especialmente se for fornecido por marcas como Google ou Amazon.

Assim, os dados da sua empresa estão mais protegidos do que na telefonia tradicional.

Telefonia em nuvem para empresas é com a Fale Sempre Mais!

Agora que você já viu os benefícios da telefonia em nuvem para empresas e entendeu as nuances dessa tecnologia para o seu negócio, é hora de pensar em adicionar a ferramenta em sua empresa.

Para isso, a Fale Sempre Mais pode te ajudar!

Nossa equipe atua em todo o Brasil e em mais 50 países, trazendo qualidade e flexibilidade para nossos clientes.

A Fale Sempre Mais tem diversas soluções em telefonia em nuvem para empresas de todos os tipos e tamanhos, garantindo uma opção adequada para qualquer necessidade que o seu negócio possa ter.

Por isso, se você quer trabalhar com telefonia em nuvem para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!