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Para empresas que buscam novas soluções de comunicação, vale a pena conhecer a diferença entre 0800, 0300, 4003 e 4004. Esses são prefixos de números especiais, e alguns deles vão além do popular 0800, mas nem por isso todos são gratuitos.

Com o objetivo de ajudar você a escolher o número ideal para atender suas necessidades, elaboramos este post com as principais diferenças entre os números especiais do Brasil.

Além disso, você vai conhecer as vantagens e outras informações sobre taxas das ligações que a Fale Sempre Mais preparou para você. Acompanhe!

Principais diferenças entre 0800, 0300, 4003 e 4004

Será que no atual cenário, com ferramentas de comunicação online, como chatbot e WhatsApp, as empresas ainda contratam números, como 0800, 0300, 4003 e 4004?

A resposta é sim! E a explicação é simples: o número 0800 para empresas é popular e gratuito para quem faz a chamada, enquanto os outros têm custo dividido entre empresa e cliente.

Mesmo no atual cenário com tais ferramentas online, é importante considerar todas as chances de otimizar os serviços e melhorar a experiência do usuário. No entanto, você vai descobrir que, além das diferenças entre 0800, 0300, 4003 e 4004, nem todas ainda estão em voga no país.

Confira a seguir!

O que é o número 0800?

O 0800 é o número mais popular do Brasil, muito utilizado por empresas que possuem um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Além disso, é um serviço de Discagem Direta Gratuita, onde a pessoa que liga não paga nada, já que os gastos são da empresa.

A vantagem é que mesmo que a empresa tenha que arcar com os custos, há um enorme benefício de dispor o número 0800 como seu canal de comunicação: melhora o relacionamento com o cliente.

Afinal, em uma eventual reclamação, elogio ou informação, é de suma importância dar voz aos seus clientes em qualquer meio, seja digital ou no modo tradicional.

A única desvantagem do 0800 é exatamente o que você está pensando: quem arca com os custos é a empresa. Ainda que a vantagem possa superar esse detalhe, existem os números a seguir para quem quer pagar bem menos ou dividir a conta.

O que é o número 0300?

A principal diferença entre 0800, 0300, 4003 e 4004, está na possibilidade de pagar uma tarifa única nacional com o 0300.

Com esse número, a empresa paga um preço único por minuto, que era o padrão em todo o território brasileiro.

E também não precisa se preocupar com o local ou destino da ligação, já que o valor é sobre a minutagem, não a cidade de onde a pessoa está falando.

Quem recebe o dinheiro arrecadado é a prestadora STFC – Serviço Telefônico Fixo Comutado –, cujos valores são divulgados pela instituição que faz uso do telefone.

Apesar de toda comodidade de pagar uma taxa única de chamada, o número 0300 foi suspenso pela Anatel.

O que é o número 4003 e 4004?

Tanto o número 4003 quanto o 4004 são nomenclaturas de Número Único Nacional (NUN) e funcionam da mesma forma: as chamadas são compartilhadas entre empresa e cliente e o custo é de ligação local.

Ou seja, empresas que querem prestar um excelente atendimento ao consumidor, mas não podem ou não querem arcar sozinhas com as despesas, optam pelos números 4003 e 4004.

A questão é que não há mais como adquirir o número 4004 por ter esgotado todas as combinações possíveis no Brasil. Assim, a Embratel disponibilizou o número 3003 e manteve o 4003, que cumprem as mesmas funções.

O que significam os números especiais, 3003, 0500 e 0900?

Se você achava que só existia o 0800 e se surpreendeu com o 0300, 4003 e 4004, então vai descobrir as diferenças desses números para com o 3003, 0500 e 0900.

O que é o número 3003?

Como mencionado neste post, o número 3003 é o substituto do 4003, desde que se esgotou no Brasil. Trata-se de um número que promove chamadas compartilhadas, isto é, com a divisão de custos entre empresa e o cliente.

A vantagem é o custo menor para o usuário, mas o importante para a organização também é oferecer um excelente atendimento para fortalecer o contato e evitar debandada.

O que é o número 0500?

O 0500 é o número utilizado para instituições públicas, como doações para a Unicef, que ocorrem durante o programa Criança Esperança.

O valor das ligações é definido pela Anatel, que estabelece um custo diferente para chamadas feitas por telefone fixo e telefone móvel. Independentemente do valor da doação, isso não isenta o usuário de pagar a tarifa da chamada.

O que é número 0900?

Popular no final dos anos 90, o número 0900 era o famoso “disque alguma coisa”, isto é, o usuário escolhia um serviço e pagava uma taxa por ele. Entre os serviços mais populares do número 0900, estavam o bate-papo, jogos e signos.

O número era usado pelo Serviço de Valor Adicionado (SVA), ou seja, o usuário não só pagava pela ligação, como também pelo serviço.

Uma vez que o cliente tenha feito o pedido, a forma mais comum de a empresa impedir o não pagamento era bloquear ou cancelar a linha do usuário.

Diferença entre comunicação online e 0800, 0300, 4003 e 4004

Como adiantamos, o cenário atual faz parecer que os números 0800, 0300, 4003 e 4004 não fazem mais diferença frente às redes sociais e o chatbot, por exemplo.

Uma vez que os consumidores gostam de acesso fácil para entrar em contato, com mensagens rápidas e sem riscos de ruídos de comunicação, fica evidente que o relacionamento digital chegou com tudo.

Entretanto, o consumidor hoje também gosta de opções para fazer uma reclamação ou pedido de informação. Então, quanto mais alternativas de contato, melhor.

Uma empresa que dispõe dessas opções está muito mais apta a conquistar o público e aumentar sua cartela de clientes. Mesmo que a comunicação online venha em primeiro lugar.

Podemos entender que a principal diferença entre a comunicação online e o 0800, 0300, 4003 e 4004, é apenas a comodidade.

Quem não gosta de fazer chamadas telefônicas, vai escolher enviar mensagem; e quem não gosta ou não tem costume de usar as redes sociais, tem nos números especiais a oportunidade de manter contato.

No fim de tudo, ganha o cliente e a empresa com essas modalidades.

Qual a melhor opção para a sua empresa: 4003 ou 0800?

Agora que você viu e comparou as diferenças entre 0800, 0300, 4003 e 4004, já deu para ter uma noção sobre quais deles são fundamentais para a sua empresa, certo?

Com exceção do 0300 e 4004 – ambos suspensos –, você teria apenas duas escolhas: 4003 ou 0800. Mas, será mesmo que usar o popular e gratuito 0800 ainda vale a pena?

Vamos entender nesse rápido comparativo entre os dois números especiais:

Por que usar o número 0800?

Acessível, gratuito e muito conhecido entre os brasileiros, sendo possível seu uso em pequenas, médias e grandes empresas.

Essa é a melhor opção para quem não quer arcar com as despesas das ligações, mas também não quer deixar de lado a melhor experiência ao consumidor.

A questão é que algumas empresas estão deixando de adotar o 0800 pelo seu alto custo em celulares. Afinal, o telefone móvel já é preferência nacional entre os consumidores, principalmente para enviar mensagens via WhatsApp.

Assim, essas empresas adotam o 4003 para dividir as despesas. Inicialmente, parece que a ideia de o usuário arcar com o mínimo possível é negativa, mas pelo celular quase ninguém sente o valor.

Por outro lado, o 0800 é um diferencial nas organizações, ainda mais se a empresa oferecer serviços em que o cliente paga uma mensalidade.

Afinal, não faz sentido o consumidor pagar um valor por mês e ainda ter que pagar pela ligação, não é? Então pense bem na escolha.

Por que usar o número 4003?

Como vimos no tópico anterior, o número 4003 é uma alternativa para compartilhar os gastos com os clientes e continuar mantendo o contato com eles.

Essa é uma vantagem para quem quer se aproximar dos consumidores cada vez mais conectados com os serviços móveis e que, por isso, não utilizam mais o 0800.

Em outras palavras, é bastante útil ter acesso aos dois números, uma vez que você aumenta as chances de contato com o cliente. Isso, sem dúvida alguma, permite ao usuário escolher a melhor forma de comunicação com a sua empresa.

Número Virtual (DID): alternativa ao 0800 e 4003?

Quem procura facilitar os negócios quando o assunto é telefone, já deve ter ouvido falar do Número Virtual, também chamado de DID – Digital Inward Direct (Discagem Direta para Dentro, na tradução livre).

Basicamente, o Número Virtual é um número que você atribui a outro já existente, sem precisar do código da área, isto é, sem a necessidade de usar DDD.

Por exemplo, uma empresa em São Paulo pode ligar para um sócio ou cliente no Rio de Janeiro, mas pagar o custo de uma ligação local.

Isso porque, o DID transforma as chamadas para outro lugar em ligações locais, independentemente do local onde ela é feita.

Em outras palavras, você compra o número de telefone virtual com o DDD de algum estado (no exemplo acima, o DDD 21 do Rio de Janeiro) e o atribui ao seu número atual.

Então sempre que precisar ligar para o cliente do Rio de Janeiro, é só usar o DID com o DDD 21.

Bem prático, não é?

Podemos afirmar, então, que a diferença entre 0800, 0300, 4003 e 4004 para o Número Virtual está no menor custo. Isso porque a empresa paga um custo de ligação local, mesmo ligando para fora do seu estado.

Sem contar na mobilidade, já que você não precisa ficar no escritório esperando aquele telefonema. O DID permite o redirecionamento das ligações para o seu celular, tablet ou notebook.

Além disso, o Número Virtual (DID) pode ser vinculado ao PABX Virtual para promover maiores recursos ao call center da empresa como URA, gravação e programação de chamadas.

De que maneira o PABX Virtual pode ser útil para empresas?

O PABX Virtual é uma tecnologia moderna em relação ao PABX tradicional. Isso significa que, no lugar de cabos, o serviço é feito por meio de um SaaS, e todo o controle dos ramais acontece na nuvem.

Graças a isso, o PABX Virtual é uma modalidade fundamental para automatizar a gestão da empresa, visto que ele oferece recursos importantes.

Além da integração com o Número Virtual, é possível integrá-lo ao VoiP (Voice Over Internet Protocol, ou Voz Sobre Protocolo de Internet). Assim, facilita atender os clientes a partir de qualquer dispositivo, sem perder a qualidade.

Há também outras funções úteis, como URA (Unidade de Resposta Audível), gravação e programação de chamadas.

É assim, dessa maneira, que o PABX Virtual se torna útil para as empresas. Ao lado do número 0800 e Número Virtual, a integração se torna um grande avanço para os gestores que querem melhorar a comunicação entre cliente-empresa.

Afinal, faz diferença o DID, 0800, 0300, 4003 e 4004?

Como vimos até aqui, faz diferença escolher entre os números 0800, 0300, 4003, 4004 e DID, visto que, pelo menos, dois deles estão em desuso.

Para simplificar, confira o resumo dos números especiais deste artigo:

  • Número 0800 – Gratuito para quem liga, não para quem faz as chamadas. Útil para o Serviço de Atendimento ao Consumidor e para aproximar os clientes.
  • Número 0300 – Número em que a empresa pagava uma tarifa única em todo o território nacional, independentemente do local onde está o cliente. Está suspenso pela Anatel.
  • Número 4003 – Exatamente a mesma coisa que o 4004, mas está em uso.
  • Número 4004 – Tanto a empresa quanto o cliente arcam com os custos da ligação. Está suspenso pela Anatel, mas ganhou um substituto: o número 3003.
  • DID – Número Virtual – Transforma a chamada para outros estados em ligações locais. Assim, o custo será menor e a ligação poderá ser redirecionada para qualquer dispositivo.

Entre esses números especiais, o 0800, o 4003 e o Número Virtual estão entre os mais comuns que as empresas utilizam. Vale a pena estudar cada um deles para saber qual o melhor serviço para a sua organização.

Considerações finais

Neste artigo, conhecemos a diferença entre 0800, 0300, 4003 e 4004, suas principais funções, vantagens e desvantagens. Além disso, explicamos sobre o Número Virtual como alternativa ao número 4004 ou mais uma opção ao lado do 0800.

Então, se você já escolheu o melhor serviço e quer investir no número 0800 para empresas e Número Virtual, pode contar com a Fale Sempre Mais.

Somos uma empresa de tecnologia brasileira com foco em telecomunicações, cujo objetivo é melhorar o relacionamento entre cliente-empresa.

Considere conhecer nossos serviços para otimizar a gestão de sua empresa.