31 2595 0000 | 0800 100 0008 fale@falesempre.com.br

Saber como funciona um PABX Virtual é fundamental para o sucesso da comunicação de qualquer empresa. Por isso, o setor corporativo não abre mão de soluções inteligentes para otimizar o tempo e garantir o aumento da produtividade.

No entanto, não é toda empresa que aposta em soluções integradas de comunicação, justamente por não saber como funciona o PABX Virtual ou PABX Nuvem.

Esse recurso, que trabalha com o VoIP – tecnologia que usa a internet para fazer ligações telefônicas –, opera como uma central telefônica na nuvem, distribuindo um número VoIP para diversos ramais.

Dessa forma, uma empresa de grande porte tem muito a ganhar com os benefícios do PABX Virtual, como o suporte para todas as operações digitais.

É assim que os negócios começam a crescer: otimizando o tempo, melhorando a mobilidade e a comunicação e garantindo suporte a todos.

Quer assegurar apenas vantagens para a sua empresa com o PABX Virtual e saber como funciona? Continue a leitura e saiba mais sobre o PABX na Nuvem.

Antes de tudo, o que é PABX Virtual?

A Troca Automática de Ramais Privados (Private Automatic Branch Exchange), mais conhecida como PABX, é a tecnologia que atua como um sistema de telefonia em nuvem, se conectando a uma operadora e criando diversos ramais.

Em outras palavras, o PABX IP, Nuvem ou Virtual mantém um único número VoIP (Voice Over Internet Protocol) e distribui para os ramais de uma empresa.

Dessa forma, não importa onde o funcionário esteja, porque o PABX Virtual encaminha a ligação de sua sala para o ramal de onde ele estiver. É muito mais cômodo, prático e produtivo ter um PABX IP no meio corporativo!

Como funciona o PABX Virtual?

Agora que você sabe o que é PABX Virtual, vamos explicar como esse sistema funciona.

O PABX dispensa o uso de outra central telefônica, já que se trata de um serviço SaaS (Software as a Service). Assim, a tecnologia se torna mais flexível, barata e contribui para a redução de gastos.

Por se tratar de uma troca de áudio por meio da internet, o PABX Virtual pode ser integrado a alguns aparelhos, bastando apenas uma conexão.

Veja onde integrar o PABX Virtual e como funciona:

Smartphone

Você pode configurar o PABX Virtual para funcionar no smartphone. É só baixar um aplicativo próprio ou criar um para a empresa e conectar no Wi-Fi ou 3G/4G/5G.

Assim, você terá um ramal na palma da mão e sairá no lucro, já que PABX no smartphone é uma das formas mais rentáveis para o uso dessa tecnologia.

Softphone

Softphone é um software que simula as funções de um telefone, mas que oferece muito mais possibilidades.

Você pode conectá-lo ao computador, notebook, Mac ou tablet e integrá-lo ao sistema VoIP para melhorar a comunicação e fazer uso do PABX na Nuvem.

No entanto, os softphones dependem de recursos de áudio, caixa de som e microfone para funcionar perfeitamente.

Ramal analógico

Alguns gestores de empresas mais antigas no mercado podem se perguntar como funciona o PABX Virtual em ramais analógicos.

A resposta é simples: funciona do mesmo modo que os aparelhos mencionados neste artigo. Isso porque, como há uma troca de áudio por meio da internet, os sinais analógicos se convertem em digitais com o PABX IP.

Desse modo, mesmo quem ainda possui ramais analógicos pode optar pelo PABX Virtual e o VoIP, para otimizar a comunicação e não ficar atrás da concorrência.

Telefone IP

Mesmo com um aparelho comum, você pode integrar o PABX Virtual e se conectar a uma rede LAN.

Existem modelos com ou sem fio e você pode escolher quantas linhas você quer para o seu telefone IP. Assim, você tem mais uma opção de aparelho para fazer a integração com o PABX.

Diferenças entre o PABX Virtual e o PABX tradicional: como funciona?

Como já vimos até aqui, o PABX Virtual funciona de forma on-line, o que já é uma grande diferença em relação ao PABX tradicional.

Ambos fazem ligações telefônicas internas e externas, nacionais e internacionais, mas não restam dúvidas de que o PABX IP é uma inovação que reduz custos para a empresa.

Assim sendo, podemos afirmar que o PABX na Nuvem possui as seguintes diferenças sobre o modelo tradicional:

  • Menor custo de aquisição – Você só precisa pagar pelos serviços de internet e VoIP, e não pela instalação de uma central telefônica;
  • Mais flexível – Ampliação e desinstalação de ramais com a facilidade que você não teria no modelo tradicional;
  • Sem complexidade – Instalação e manutenção feitas de forma remota, sem transtornos e, por isso, mais econômico.

Recursos do PABX na Nuvem

Os recursos do PABX Virtual vão além de fazer ligações para diversos ramais. Com essa tecnologia, é possível aproveitar o máximo dos meios fornecidos pelo sistema que foram feitos para atender às necessidades atuais.

Portanto, conheça as principais funções do PABX Virtual:

Gravação de chamadas

Uma das principais funções do PABX Virtual é gravar as chamadas. Assim, dá para fazer uma análise de atendimento e buscar melhorias, se for o caso.

Esse recurso do PABX Virtual também funciona como uma forma de entregar feedbacks aos funcionários e separar as ligações em diversos filtros.

Criação de Atendentes Virtuais

O PABX IP também cria atendentes virtuais com o recurso URA (Unidade de Resposta Audível). Basicamente, a tecnologia redireciona os clientes para um setor de forma automática, graças a um menu numérico.

Você já recebeu esse tipo de atendimento que automatiza os serviços corporativos, não é?

Então o PABX Virtual com URA funciona assim: você liga para uma empresa e quem responde é um atendente virtual. Ele faz perguntas padrão para você escolher uma resposta e opções numéricas. Em seguida, você é redirecionado a um atendente humano, de acordo com a opção desejada.

Por outro lado, o atendimento pode ser feito totalmente automático e conseguir resolver os problemas do cliente. É bem mais ágil e econômico.

Correio de Voz

Nada de perder um cliente por falta de atendimento ou por um ramal ocupado. Com o correio de voz do PABX Virtual, você oferece um recurso que possibilita ao cliente deixar um recado.

Assim, o funcionário recebe a mensagem por voz em seu e-mail e poderá retornara ligação, mostrando sua eficiência em atender o cliente o mais rápido possível.

Tarifador

Toda empresa que busca aumentar sua produtividade e reduzir despesas deve ter total controle sobre os custos das ligações que acontecem em seu ambiente corporativo.

Afinal, ligações demoradas sem necessidade podem significar um gasto maior no final do mês, perda de clientela e de produtividade.

Por isso, o PABX Nuvem é a melhor solução para monitorar os telefonemas em tempo real. Dessa forma, os gestores conseguem identificar os desperdícios, onde é possível melhorar e economizar nas tarifas.

Relatório de chamadas

Para melhorar o atendimento e garantir qualidade na comunicação entre empresa e cliente, o PABX Virtual providencia relatórios de chamadas com as seguintes informações:

  • Tempo Médio de Atendimento;
  • Tempo Médio de Espera;
  • Número de ligações;
  • Recusas de chamadas;
  • Entre outras métricas.

Dessa forma, é possível descobrir onde está o problema, mitigar erros e atribuir um limite de tempo para atender de forma mais eficiente.

Integração com CRM

Fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente é de suma importância para não perder ninguém para a concorrência. Por isso, muitas empresas adotam o CRM (Customer Relationship Management), um software que ajuda na gestão de relacionamento com o cliente.

Sua integração com o PABX Virtual funciona de forma a otimizar o atendimento e tornar as vendas escaláveis, de modo a não perder nenhum cliente de vista.

Vantagens do PABX Virtual: funciona mesmo?

Se você ainda tem dúvidas sobre o PABX IP e não sabe se realmente funciona, aqui vão algumas vantagens da solução.

Não depende de altos investimentos

Instalar e manter um PABX Virtual é muito mais prático do que um modelo tradicional, como já vimos neste artigo.

Como não depende de um equipamento físico, o PABX Virtual funciona sem necessidade de reparos na empresa, pois qualquer problema é resolvido de maneira remota – e sem custos.

Além disso, é de fácil adaptação, podendo ser integrado à interface antiga e funcionar em diferentes aparelhos, como softphones, Telefones IPs e ATAs, por exemplo. Tudo com garantia de redução de gastos.

Redução de custos gerais

Como o PABX Virtual funciona como uma central telefônica on-line, os custos com as tarifas de chamadas costumam ser menores, tanto para ligações internas quanto para chamadas de longa distância.

Dessa forma, você tem chance de economizar mais de 50% ao mês com chamadas nacionais e internacionais, tudo por conta da comodidade que o PABX na Nuvem traz.

Além disso, a sua empresa pode ter vários DDD’s e atender a partir de vários lugares, mesmo não estando presente fisicamente por lá.

Portanto, do mesmo modo que há redução de custos de instalação e manutenção, o PABX Virtual também reduz os valores pagos por tarifas de chamadas.

Maior mobilidade

O gerenciamento via web é um dos maiores diferenciais do PABX Virtual, pois permite sua utilização de qualquer lugar da empresa, em casa ou, até mesmo, na rua. O importante é não perder a conexão com o cliente.

E como o PABX Virtual funciona como um suporte à mobilidade, existe outro fator que torna esse sistema vantajoso: ele não exige atualizações frequentes, até porque, não conta com hardware.

Nesse sentido, o PABX IP se torna uma ferramenta poderosa para realizar e receber chamadas de qualquer lugar do Brasil e do mundo para fechar grandes parcerias.

Flexível, ideal para Home Office

O PABX na Nuvem tem o potencial de unificar os colaboradores, independente da distância entre eles, bastando apenas usar a internet. Não é à toa que esse é o sistema mais flexível para trabalhos remotos e Home Office.

Como o trabalho em casa ganhou mais destaque durante a pandemia, muitas empresas perceberam o quanto é possível cumprir as atividades longe do escritório e, ainda assim, manter o padrão de qualidade.

Por isso, o PABX Virtual funciona como uma ponte entre a empresa, o colaborador e o cliente. Uma vez que o sistema recebe e transfere a mensagem para o primeiro telefone que atender, as chances de manter um contato – e fechar um negócio – são grandes.

Disponível facilmente no mercado

Muitas empresas já contam com o serviço do PABX Virtual para atender diversos setores corporativos que desejam melhorar sua área de comunicação.

Ainda que seja um serviço inovador, em pouco tempo ele se tornará unânime – porque indispensável ele já é. Por isso, não há motivo para não implantar em sua empresa, visto as vantagens e os recursos disponíveis do serviço.

Afinal, algumas empresas já oferecem PABX na Nuvem que atendem tanto a tecnologia digital, quanto a IP e analógica. Uma delas foi feita para você.

Qual o melhor PABX Virtual?

Uma das principais buscas na internet sobre PABX é saber “qual o melhor PABX Virtual”. Porém, adiantamos que não é fácil encontrar a empresa que esteja qualificada para atender suas necessidades.

Isso porque você precisa pensar no tamanho da sua empresa, quantidade de funcionários, estrutura e, sobretudo, no preço do serviço.

Uma vez que você esteja certo de adquirir o PABX Virtual e já saiba como funciona, é hora de considerar algumas características antes de decidir qual o melhor PABX IP. Veja algumas delas:

  • Atuação em diversos países, não só no Brasil;
  • Soluções completas com PABX e VoIP;
  • Diversas funções de chamadas, como softphone;
  • Portabilidade numérica;
  • Número Virtual e 0800;
  • Atendimento multicanais;
  • Parcerias de sucesso.

Nesse sentido, o melhor PABX Virtual é o Fale Sempre Mais, que funciona em mais de 50 países e ainda conta com o fschat+, o sistema de multicanais para garantir a melhor experiência ao cliente.

Integrando ao PABX, o fschat+ ajuda a configurar o atendimento automático, Funil de Vendas e as Etapas de Atendimento. Além disso, monitora o desempenho dos funcionários através de interações com os clientes e Relatórios Gerenciais.

Portanto, com o PABX Virtual do Fale Sempre Mais você tem muito mais do que uma comunicação fluída e flexível, você também garante o aumento da produtividade da empresa.

E então, já sabe como funciona o PABX Virtual e tem interesse em elevar a sua empresa a outro patamar? Pois é só falar com um de nossos especialistas para saber mais.