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Você sabia que um dos principais benefícios da telefonia VoIP é agilizar o atendimento ao cliente?

O Voice Over Internet Protocol (conhecido como VoIP) é um sistema tecnológico que ajuda empresas a fazer ligações para qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo, apenas com a internet.

Não é à toa que grandes empresas já experimentam os benefícios da telefonia VoIP, garantindo redução drástica de custos, além de aumento de produtividade.

Você também quer alavancar o sucesso do seu negócio, implementando a tecnologia VoIP e simplificando o contato com o seu cliente, certo?

Então continue a leitura deste artigo e entenda o que é e quais as vantagens de optar pela telefonia VoIP.

O que é e como funciona a telefonia VoIP?

VoIP (Voz e IP) é uma tecnologia que realiza ligações telefônicas a partir da internet, sem a necessidade de equipamentos extras.

Se você viveu os anos 90 e ainda está dando o pontapé inicial para iniciar sua empresa, talvez o termo VoIP não seja agradável. Afinal, quando o serviço estava começando, a integração do VoIP não era das melhores e a burocracia para instalar a tecnologia justificava o baixo custo.

Entretanto, com as novas demandas tecnológicas, o VoIP também mudou e se tornou um sistema de comunicação eficiente – e indispensável – em toda empresa de sucesso.

Mas, o que preciso fazer para ter os benefícios da telefonia VoIP?

Basta uma conexão com a internet para que você possa utilizar o benefício com os dispositivos que você já tem em seu escritório, como smartphone, tablet ou computador, por exemplo.

A partir disso, as ligações podem ser realizadas por meio de aplicativos, como WhatsApp, Skype, Google Meet ou Facebook Messenger, agilizando, dessa forma, o atendimento.

Quais os benefícios da telefonia VoIP?

Agora que você entendeu o que é e como funciona a telefonia VoIP, vamos identificar os principais benefícios dessa tecnologia para garantir o sucesso da sua empresa.

1. Agiliza o atendimento ao cliente

Essa é a principal vantagem do sistema VoIP. Toda e qualquer empresa que deseja manter um bom relacionamento com o cliente precisa conhecer os benefícios da telefonia VoIP para ontem!

Você vai conseguir falar com o cliente de qualquer dispositivo e ainda utilizar outros aplicativos ao mesmo tempo, sem que isso atrapalhe a experiência do usuário.

Em outras palavras, a modernidade no atendimento reduz tempo de espera, aumenta a confiança do cliente e garante maiores chances de você fechar um negócio.

2. Reduz custos operacionais

Ninguém quer pagar mais caro para ter mais comodidade e tecnologia, certo? Por isso que um dos principais benefícios da tecnologia VoIP é a redução de custos operacionais.

Além de você não precisar pagar por equipamentos extras (lembrando que você utiliza os dispositivos que já possui), as ligações saem muito mais baratas do que o convencional.

É possível, por exemplo, fazer ligações com a telefonia VoIP dentro da própria empresa ou entre as filiais sem precisar pagar mais nada por isso. Não é fantástico?

Quanto às ligações interurbanas e internacionais, você também não precisa se preocupar, pois o preço é abaixo do padrão. Assim, você garante economia para usar o orçamento em outras esferas da empresa.

3. Dispensa instalação complicada

Já falamos sobre isso, mas não custa nada abordar o assunto novamente. A telefonia VoIP não exige um equipamento extra para proporcionar todas as vantagens do sistema. Basta uma conexão com a internet com os dispositivos e aplicativos que você já utiliza.

Por outro lado, uma gestão que queira melhorar a qualidade das chamadas pode adquirir equipamentos extras, mas todos eles já estão disponíveis pelo próprio sistema VoIP.

Sendo assim, não é o caso de pagar caro por aparelhos nem fazer instalações complicadas e muito menos encher o local de cabos. É, portanto, mais econômico e prático para os seus negócios.

4. Garante a segurança da informação

Manter a segurança dos dados dos clientes é outro grande benefício da telefonia VoIP, além de ser de suma importância para dar credibilidade ao seu negócio.

Afinal, quem, hoje em dia, não tem medo de hackers e do que pessoas mal-intencionadas podem fazer com as informações do cliente? Todo mundo, não é?

No entanto, com o sistema VoIP, esse tipo de preocupação não existe, já que as ligações são criptografadas, reduzindo as chances de interceptação das mensagens. Você mais seguro e o seu cliente mais confiante.

5. Facilita a mobilidade (perfeito para home office)

Mobilidade é a palavra-chave para quem deseja sair na frente da concorrência. Por isso, nada melhor do que investir na telefonia VoIP para facilitar a comunicação entre ramais.

Como todas as ligações são realizadas por dispositivos conectados à internet, as equipes de sua empresa têm liberdade para gerenciar outras atividades, independente da distância com o escritório.

Dessa forma, tanto quem trabalha de maneira presencial como no formato home office, pode se beneficiar das vantagens da telefonia VoIP.

6. Facilita também a integração com o PABX virtual

Já que mencionamos a mobilidade como um dos benefícios da telefonia VoIP, nada como destacar a integração com o PABX. Você sabe o que é PABX?

Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados) ou, simplesmente PABX, é uma central que se conecta a uma operadora de telefonia com uma ou mais linhas telefônicas.

Em outras palavras, o PABX permite a criação de diversos ramais, de modo que um funcionário receba a ligação para outro ramal, não importando onde ele esteja.

Essa tecnologia chama-se PABX nuvem, PABX IP ou PABX virtual, que oferece vários benefícios com a integração ao VoIP, como gravações de chamadas, criação de atendentes virtuais e muitos outros.

7. Oferece muitas soluções em um só produto

Quando você contrata o serviço de VoIP, você tem uma gama de soluções para turbinar sua telefonia e tornar o relacionamento com o cliente ainda mais produtivo.

Você pode, por exemplo, utilizar música de espera, identificar, priorizar e desviar chamadas, habilitar caixa-postal, ter relatórios de atendimento virtual e de usuários e muito mais.

São muitas possibilidades que integram os benefícios da telefonia VoIP, e uma delas, com certeza, é o que você está procurando para alavancar sua empresa.

8. Aumenta a produtividade

Tendo em vista os benefícios da telefonia VoIP que mencionamos até aqui, é evidente que o sistema VoIP é a melhor opção para o seu negócio.

Afinal, ao reduzir custos e facilitar a mobilidade, os gastos ficam concentrados em outras áreas da empresa e seus colaboradores passam a atender vários clientes, sem demora.

Assim sendo, a produtividade aumenta e os riscos de perdas financeiras diminui, promovendo plena confiança e satisfação dos clientes através da tecnologia VoIP.

9. Gera lucros para a empresa

Para fechar a nossa lista de benefícios da telefonia VoIP, temos a rentabilidade da empresa. É inegável que, com a redução de custos e o aumento da produtividade, os negócios só têm a lucrar.

Isso porque, a partir do momento em que você adquire o sistema VoIP para empresas, todos os seus esforços estarão voltados aos outros segmentos do negócio.

Dessa forma, sobra tempo para executar outras tarefas, mantém uma folga no caixa da empresa e garante lucro real. É assim que a tecnologia Voice Over Internet Protocol contribui para o crescimento de empresas.

Como utilizar os benefícios da telefonia VoIP?

A sua empresa não utiliza Facebook Messenger ou Skype como meios de ligações pelo sistema VoIP? Tudo bem, há outras maneiras de utilizar os benefícios da telefonia VoIP. Veja alguns deles!

Aplicativos

Já falamos sobre eles aqui, mas não custa reiterar. Existem muitos aplicativos para computador e smartphone para integrar com o sistema VoIP.

Contudo, é importante salientar que, para uma empresa usar essas ferramentas, o usuário também precisa instalar os apps em seu próprio dispositivo. A vantagem é que dificilmente alguém não tem um desses aplicativos instalados.

O mais famoso entre eles é, sem dúvidas, o WhatsApp, que já faz parte de praticamente todas as empresas que desejam facilitar o contato com os clientes. Além dele, há também os seguintes apps:

  • Skype;
  • Google Meet;
  • Zoom;
  • Facebook Messenger;
  • Entre outros.

Não dá para afirmar qual deles é o melhor aplicativo para você. O ideal é investir naquele que for melhor para o atendimento, tanto interno quanto externo, para saber qual é a melhor forma de utilizar o VoIP para o perfil da empresa.

PABX virtual

Já falamos sobre o PABX, uma das melhores alternativas de como usar o VoIP, mas vamos explicar o seu funcionamento.

Empresas de médio e grande porte dependem de muitas operações digitais, incluindo o VoIP, para tudo funcionar de forma perfeita. É nesse contexto que o PABX nuvem ou PABX virtual entra.

Sabemos que a nuvem armazena dados de forma muito mais segura e que pode ser contratada sob demanda, a depender do perfil da empresa.

Sabendo disso, o serviço PABX na nuvem vai conectar servidores a várias linhas telefônicas, garantindo, assim, o suporte para toda e qualquer operação digital da empresa.

Por isso, não é necessário se preocupar com hardware ou manutenção: a implementação do VoIP acontece na nuvem, facilitando a criação de um ambiente 100% digital e de baixo custo.

Softphones

Outro na lista de como usar o VoIP para garantir ótimos benefícios é o softphone.

Softphone é um software que pode ser instalado no computador, tablet ou notebook para fazer e receber ligações através da internet, sem aparelho de telefone.

As empresas de telefonia e operadoras de serviços oferecem esse software para integração com o sistema VoIP, sendo um dos melhores benefícios para melhorar a comunicação com os clientes.

Com valores abaixo dos sistemas convencionais e migração fácil para um número virtual, o softphone é uma boa alternativa. Além disso, ele possui uma interface igual de um aparelho convencional, mas com várias possibilidades.

ATA

O Adaptador de Telefone Analógico (ATA) é, como o próprio nome sugere, um adaptador para telefones convencionais.

A ATA tem a função de transformar o sinal analógico do telefone em dados digitais para transmissão na internet. Isso é bastante útil para aquelas empresas antigas que ainda mantêm uma estrutura padrão, mas não querem abrir mão dos seus equipamentos.

Sendo assim, é possível aproveitar o formato moderno que a telefonia VoIP proporciona. Só vale destacar que a adaptação vai depender do serviço de internet da empresa para que o VoIP possa funcionar da melhor maneira possível.

Qual o melhor serviço de telefonia VoIP para aproveitar os benefícios?

Existem muitas empresas brasileiras de tecnologia que oferecem o serviço VoIP. Cada uma delas com alguns diferenciais e um portfólio de soluções sob medida para cada necessidade.

Você vai encontrar muitos benefícios nessas empresas de telefonia VoIP, como PABX virtual, integração API, número 0800, número virtual, sistema SAC e softphone.

Basicamente, toda empresa de tecnologia oferece as mesmas vantagens, mas com variação de preços e qualidade.

Contudo, você não precisa pesquisar sobre quais os melhores serviços de VoIP, pois a Fale Sempre Mais, atuante em todo território nacional e em mais de 50 países, vem se destacando.

Além disso, as diversas vantagens de nossos serviços já fazem parte de muitas empresas, como o Banco Inter, BMG, Magalu e a PUC Minas, e não é à toa.

Veja as principais soluções da Fale Sempre Mais para turbinar o seu Voice Over Internet Protocol:

  • Cloud+ (telefonia inteligente + PABX nuvem);
  • Número 0800;
  • Softphone;
  • Transferência de chamada;
  • Número virtual;
  • Número internacional;
  • Portabilidade numérica;
  • fschat+ (integração do WhatsApp com multicanais);
  • Entre outros.

O Cloud+ é a solução inteligente que integra o VoIP com o PABX na nuvem. Assim, você terá inúmeros benefícios com a solução Fale Sempre Mais, como:

  • Gestão de atendimento;
  • Ligações nacionais e internacionais ilimitadas;
  • Correio de voz para e-mail;
  • Integração via API;
  • Sala de conferências;
  • Filas separadas;
  • E muito mais.

Considerações finais

Esses 9 benefícios da telefonia VoIP revelam a importância de buscar tecnologias modernas para garantir o sucesso das transações.

E todas essas vantagens que facilitam o atendimento de empresas e torna o processo mais autônomo são parte da missão da Fale Sempre Mais.

Você também precisa automatizar o atendimento ao cliente, reduzir custos, aumentar a produtividade e, dessa forma, lucrar com o seu negócio?

Então, fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como os benefícios da telefonia VoIP podem ser úteis para a sua empresa.