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URA é a sigla para Unidade de Resposta Audível, que nada mais é do que o sistema de automações para atendimentos via telefone na telefonia digital. Atualmente, a atendente virtual URA é uma das melhores alternativas para quem deseja agilizar as comunicações dentro da empresa, mas mantendo sempre a qualidade no atendimento. 

Isso porque, através desse tipo de solução, você pode programar uma série de funções, como transferir ligações e até mesmo identificar teclas que o usuário digita. Assim, é possível oferecer o autosserviço para seus clientes, reduzindo custos com operadores. 

Dicas de personalização para atendente virtual URA

A atendente virtual URA é uma ótima alternativa para empresas de todos os portes que queiram agilizar os atendimentos. Mas, se você quer garantia a melhor experiência para o usuário, precisa colocar algumas dicas de personalização em prática. Confira! 

  1. Antecipe as necessidades do cliente 

Para garantir mais agilidade para o atendimento, uma das dicas é antecipar o que o seu cliente precisa. Por exemplo, vamos supor que o cliente acabou de fazer uma compra na loja virtual e liga para o telefone de atendimento.

Oferecer logo de início a opção de “consultar detalhes do pedido” otimiza o contato e evita que o consumidor tenha que fazer um processo gigantesco apenas para confirmar se seu pedido foi feito. 

Logo, vale à pena estudar as demandas recorrentes entre os consumidores para oferecê-las no atendimento URA. 

  1. Cuidado com a linguagem

O cliente que liga para a central de atendimento não pode ter dificuldades de entender as opções. Por isso, para personalizar a atendente virtual URA, a dica é sempre presar por uma linguagem próxima ao consumidor, sem jargões ou termos complexos.

  1. Coloque os serviços mais procurados ou importantes sempre nas primeiras opções 

Nenhum cliente quer ficar muito tempo esperando a gravação falar todas as opções. Por isso, mais uma das dicas para personalizar o seu atendimento virtual automatizado é colocar sempre os serviços recorrentes por primeiro, tais como: 

  • Consulta de saldo;
  • Consulta de fatura;
  • Localizar pedido;
  • Segunda via de boleto;
  • Agendar consulta;
  • Fazer cadastro entre outras. 
  1. Integração é essencial

Ao fazer a integração do seu sistema URA com o seu sistema CRM pode agilizar ainda mais o processo. Isso porque, será possível identificar o cliente e suas necessidades com facilidade, sem que ele faça praticamente nada.

Por exemplo, se o consumidor digitar o CPF, o sistema já poderá informar a situação cadastral, faturas em aberto e até mesmo condições especiais de pagamento para aquela pessoa. Tudo isso automaticamente. 

  1. Sempre peça feedback dos clientes

Para garantir que o atendente virtual URA sempre esteja alinhado com as necessidades dos seus clientes, ao final da gravação sempre é indicado solicitar o feedback.

 Fazer uma breve pesquisa te ajudará a identificar os gargalos no atendimento automatizado, bem como ter insights que possam auxiliar o seu negócio a otimizar a área de atendimento, melhorando assim a satisfação e até mesmo fidelização dos clientes. 

Quer saber mais sobre soluções para automatizar o atendimento da sua empresa? Então não deixe de conferir nossos planos em Fale Sempre Mais

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