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O atendimento humanizado é uma tendência cada vez mais forte dentro das empresas. Com o aumento da insatisfação dos clientes em relação ao atendimento telefônico de empreendimentos, cresceu a busca por alternativas mais eficientes e próximas dos consumidores. 

Assim, nasceu a abordagem mais humanizada. O foco é garantir que o cliente seja atendido com mais empatia e de forma personalizada. 

Basicamente, a pessoa tem uma conversa mais próxima com a marca. 

Esse tipo de abordagem é importante em vários aspectos. Além de aproximar os consumidores do seu negócio, o atendimento personalizado pode aumentar o índice de resolução de conflitos e até mesmo fortalecer a imagem do seu negócio. 

Por isso é importante investir nessa abordagem mais empática dentro da sua empresa. 

É possível automatizar o atendimento e mantê-lo humanizado? 

Quando falamos de atendimento humanizado ele vai na contramão de muitos aspectos da automação, como o uso de chatboots. No entanto, é possível unir essas duas tendências, de maneira a proporcionar um atendimento de alta performance e próximo do consumidor. 

Tudo é uma questão de utilizar as ferramentas de automação disponíveis, como a URA, mas condicionando para uma abordagem mais humana, como se você estivesse dialogando com o seu cliente cara a cara. 

Dicas para garantir um atendimento humanizado 

Se você deseja implementar um atendimento humanizado dentro do seu negócio algumas dicas podem te ajudar. Confira! 

Foque em personalização 

A personalização é um dos pilares da humanização. Pense que o cliente deseja ser tratado com exclusividade, se sentir valorizado. 

Logo, é importante pensar em ferramentas que possa garantir esse tratamento, mas ao mesmo tempo otimizando o atendimento. Por isso é importante investir em softwares que possa captar os dados dos seus clientes. 

Dessa maneira é possível ter todas as informações necessárias no momento do contato. 

Técnica de rapport 

A técnica de rapport tem como objetivo criar uma conexão mais profunda com o cliente. Para isso, são adotadas algumas práticas que ajudam nessa aproximação, tais como: 

  • Observe as pistas que o cliente dá durante a ligação;
  • Respeite o ritmo de fala do cliente;
  • Adapte-se, na medida do possível, à linguagem que o cliente utiliza. Ele não pode ficar sem entender as informações dadas pelo atendente. 

Ofereça diferentes canais de atendimento, mas com a mesma qualidade 

Apesar do telefone ainda ser o principal canal de atendimento utilizado pelos consumidores, é importante ter em mente que existem outras alternativas. Desde chat online até Whatsapp. 

E para garantir um atendimento humanizo e eficiente, é importante padronizar a abordagem em todos esses canais. Independentemente se o cliente vai ligar, mandar e-mail ou mensagem, ele precisa se sentir bem atendido e resolver o problema em questão.

Treine sua equipe 

Por fim, um atendimento próximo do cliente e personalizado só pode acontecer quando sua equipe está bem treinada. Mesmo que boa parte desse processo seja automatizado, seus colaboradores precisam estar preparados para atender as necessidades dos clientes. 

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