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O PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma solução indispensável para empresas que desejam ter mais flexibilidade no atendimento. Isso porque, é através desse tipo de inovação que você pode ter diferentes ramais interligados em uma única linha telefônica. 

Com o avanço da tecnologia, hoje já existe a versão PABX na Nuvem, o PABX IP na telefonia digital. Ele funciona como o dispositivo convencional, mas, utiliza a internet para criar diferentes linhas telefônicas.

E nesse post, vamos mostrar alguns detalhes que você precisa saber sobre esse tipo de solução antes de implementá-la no seu negócio. 

Detalhes do PABX essenciais para empresas

  1. Integração 

Através do PABX você pode integrar outros sistemas, otimizando assim o seu atendimento. É possível fazer a integração com softwares de CRM, ERP e até PSM, melhorando tanto a gestão de chamadas, como gerando ganho de tempo e redução de custos para a sua empresa.

  1. Existe mais de um tipo de PABX 

O PABX surgiu por volta da década de 70, e de lá para cá vários tipos de soluções do gênero foram nascendo. São elas: 

  • Analógico: Central que engloba uma série de dispositivos, componentes e circuitos físicos;
  • Digital: Permite ligações com maior qualidade;
  • VoIP ou IP: Utiliza um software que é instalado em computadores para criar a central de ramais;
  • Híbrido: utiliza tecnologias analógicas e digitais para integrar filiais;
  • Nuvem ou Virtual: O sistema de PABX fica instalado na Nuvem, permitindo assim que os colaboradores acessem os ramais de qualquer  local que tenha internet.
  1. Quais os benefícios do PABX?

Além de permitir a integração de linhas telefônicas internas a uma externa, esse tipo de solução também traz vários outros benefícios, tais como: 

  • Redução de custos operacionais;
  • Otimização de processos de atendimento;
  • Mais disponibilidade de serviços;
  • Escalabilidade facilitada;
  • Aumento da produtividade.
  1. Diversos recursos disponíveis 

O PABX dispões de vários tipos de recursos que a sua empresa pode utilizar para otimizar o atendimento. Por exemplo, é possível integrar esse sistema a uma solução de URA, dessa forma, você pode automatizar o contato com o cliente, trazendo mais agilidade para o atendimento. 

Outra possibilidade é de gravar as chamadas, como uma medida de segurança da empresa. Através dessa solução a sua empresa ainda poderá: 

  • Utilizar smartphones com ramais;
  • Interligar filiais;
  • Enviar correios de voz para os clientes;
  • Obter relatórios gerenciais para verificar a eficiência do setor de atendimento;
  • Gestão remota de ligações, o que é ideal para colaboradores que atuam em Home Office.
  1. Funcionamento simples e eficiente 

Ao contrário da versão analógica, os novos modelos de PABX possuem um funcionamento mais facilitado. Isso porque, você não precisará de uma mega infraestrutura e de dispositivos super específicos para contar com uma central telefônica para sua empresa.

Versões como a IP, Digital e em nuvem possuem uma infraestrutura bem mais enxuta, muitas vezes que demanda apenas de um software em nuvem. E através da web, você consegue ter todas as funcionalidades que precisa, mas de forma otimizada, robusta e com custos reduzidos. Quer saber como implementar o PABX no seu negócio? Então entre em contato agora mesmo com Fale Sempre Mais.

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