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A organização de informações é um aspecto essencial dentro da gestão de consultórios. Desde o agendamento de consultas, até o armazenamento de receituários e históricos médicos. 

Não manter os dados de pacientes e até mesmo do negócio organizados pode desencadear uma série de problemas, como clientes insatisfeitos, erros em processos e até mesmo prejuízos financeiros. 

E para te ajudar a evitar esse tipo de dor de cabeça e assim garantir mais eficiência na gestão de informações do seu consultório, nós separamos algumas dicas. Confira! 

Faça um mapeamento de informações 

A primeira coisa que você precisa fazer é levantar todos os tipos de informações que o seu negócio possui. Ao fazer esse mapeamento você terá uma noção clara sobre os dados que precisa organizar e quais ferramentas podem ser utilizadas para isso. 

Busque por soluções integradas

Quando falamos de gestão de consultórios, é preciso ter em mente que existem vários fluxos de informações para lidar. Contabilidade, consultas, estoque, RH, marketing, cada departamento da sua clínica ou consultório vai gerar dados específicos. 

Por isso, para ajudar na organização o ideal é buscar por soluções integradas. Dessa forma você poderá centralizar todas as informações em um único lugar.

Conte com um sistema de ERP

O sistema de ERP é uma das melhores alternativas para otimizar e organizar fluxos de informações. Isso porque ele agrega todos os departamentos do seu consultório em uma única solução. 

Através dela é possível: 

  • Agilizar processos;
  • Inteligência de dados;
  • Controle de despesas;
  • Redução de erros e retrabalho e muito mais. 

E o bacana é que atualmente já existem vários sistemas do gênero focados justamente no segmento de consultórios e clínicas, com recursos específicos para esse tipo de empreendimento. 

Invista em um bom sistema de atendimento 

Ter um bom sistema de atendimento também irá ajudar a melhorar a gestão do seu negócio. Muitas vezes as informações acabam se perdendo dentro dos processos ou até sendo repassadas de forma incorreta porque não há canais específicos para elas. 

Ao investir, por exemplo, em um sistema de telefonia digital  ou até mesmo em um Whatsapp Business, você terá vários recursos a sua disposição para facilitar a organização. Desde a automação do atendimento até a gravação de ligações e conversas. 

Digitalize tudo o que for possível

Manter informações em papeis e agendas físicas não é o mais recomendado para consultórios. Principalmente se você deseja manter tudo organizado e otimizado. 

O ideal é investir em tecnologias que ajudem a digitalizar ao máximo os processos dentro do consultório ou clínica. Não apenas em relação a marcação de consultas, mas também: 

  • Receitas digitais;
  • Históricos em nuvem;
  • Recursos de telemedicina;
  • Canais digitais de atendimento e etc. 

Ao digitalizar e até mesmo automatizar os processos do seu negócio, ficará mais fácil manter os fluxos e operações organizados. Além disso, você poderá obter relatórios com facilidade sobre os atendimentos, pacientes, gastos do consultório e outros aspectos do seu empreendimento. 

E todas essas informações poderão ser utilizadas para melhorar cada vez mais o seu negócio. 

Quer dicas para melhorar o atendimento e a gestão do seu consultório? Então aproveite para seguir a FSM no Facebook. 

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